Como se não bastasse o COVID-19, a gripe H5N8 é detectada na Alemanha.
Algumas gripes aviárias começam a surgir pelo mundo em um momento de pandemia anunciada em virtude do Coronvírus. Na Alemanha, a gripe H5N8 é um vírus respiratório semelhante ao H1N1, porém menos patogênico para humanos.
Para que este vírus não se espalhasse, as criações de pássaros com ao menos um infectado identificado foram completamente sacrificadas e um período de quarentena foi imposto nos locais.
Além da H5N8, que aparentemente não trará problemas para humanos, a H5N6 ressurgiu nas Filipinas, em uma fazenda de codornas e foi descoberta após a morte de 10% delas. Depois de confirmada a H5N8, todas as outras codornas foram sacrificadas. Somando com as 1.500 mortas naturalmente pela gripe, um total de 15.000 codornas morreu, com 13.500 sendo sacrificadas.
Esta gripe encontrada nas Filipinas, desde 2014, registrou apenas 24 casos confirmados de contágio, entretanto destes 24, 7 foram a óbito, levando a doença a uma taxa de aproximadamente 30% de mortalidade – para nível de comparação, a taxa de mortalidade do Coronavírus é de 3,74%. A H5N6 pode afetar seres humanos através de secreções respiratórias ou materiais fecais.
Nos Estados Unidos também foi registrado um foco de gripe H7N3, atingindo cerca de 90 mil perus e deixando cinco fazendas em quarentena. Os testes do vírus ainda aguardam resultado para saber com relação à patologia e grau de contágio para humanos.