Alimentos transgênicos fazem mal? O AgroNãoMia assistiu o vídeo da apresentadora Bela Gil e pontuou algumas afirmações equivocadas. Uma das primeiras coisas que ela abordou foi a comparação de monocultura com transgênicos. O fato é que monocultura é uma coisa totalmente diferente de transgênicos.
“A transgenia é ruim não só por que é um alimento geneticamente modificado, mas é ruim porque causa perda de biodiversidade, causa perda de água, causa perda de terra para pessoas que precisam plantar.” – Bela Gil.
Monocultura é quando o produtor planta apenas um tipo de produto dentro de uma área. Isso não é exclusivo das grandes produções. A transgenia é um processo de melhoramento genético. O engenheiro agrícola seleciona o gene de interesse de uma planta e coloca em outra, ou seja, vai aumentar a resistência do novo gene. Confira:
Equívocos
No vídeo, os problemas que ela apresenta de monocultura sobre o empobrecimento do solo e da água, são problemas da própria monocultura. Não são problemas de transgênicos como ela aponta.
É claro que as empresas vão investir mais em transgênicos para grandes culturas pela questão da produção. Se olharmos nosso PIB é visível que nos sustentamos na base de grandes culturas. Bela Gil, você acabou confundindo as situações e não é bem assim.
Temos que lembrar que o agro no Brasil gera empregos sobre o é diretamente ligado ao PIB do Brasil em relação ao agro, na geração de empregos. É bem legal termos um ponto de vista científico e não sensacionalizar. Ou seja, apresentar dados.
Quer saber mais sobre transgênicos? Acesse o site do CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia.
O AgroNãoMia tem a missão de esclarecer as fake news divulgadas pelos personagens públicos, assim como fizemos com Kéfera e Gregório Duvivier.
Entenda a contribuição do agronegócio no PIB brasileiro.
Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.