Quem já ouviu falar que o Brasil é o país do agrotóxico? Algumas pessoas acreditam que o Brasil o país que mais consome agrotóxicos no mundo.
De acordo com o cálculo da FAO ou da ONU, de KG ou de litros por hectare de agroquímicos, o Brasil está nona posição. Na verdade, os EUA, Japão e França estão na frente do nosso país em peso ou em dólares gastos.
No entanto, o Brasil é o país que usa mais defensivos agrícolas, mas isso é em função da dimensão do nosso país, do nosso clima e de diversas outras razões que fazem o uso desses defensores necessário. Confira:
Mesmo que a gente fosse campeão em uso médio de agroquímicos por hectare, temos o problema do nosso clima. Na lista, o Brasil é o único país tropical. No calor os insetos se proliferam espantosamente.
No hemisfério norte o clima é frio, fato que dificulta o crescimento e a proliferação do insetos. Por sermos um país tropical temos uma plantação grande a ponto de fazer cinco safras em dois anos. Em um país frio isso não é possível. Quando há neve, só é possível fazer uma única safra.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), com dados de 2016, o Japão é o país que possui a maior longevidade. A expectativa de vida média da população é de aproximadamente 83 anos. Em contraponto, o país consome 8 vezes mais agrotóxicos do que o Brasil.
Existem inúmeros fatos e pontos de vista para determinar qual o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Por isso, devemos ter cuidado com as manchetes e avaliar corretamente os fatos antes de tomar uma posição.
Saiba mais a importância da tecnologia no agro aqui.
Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.